Espinafre: graças ao ácido fólico são perfeitos para futuras mães

Espinafre: a alimentação na gravidez deve ser rica em ácido fólico

O espinafre é um vegetal verde frondoso originários da Pérsia, mas atualmente cultivada em todo o mundo. Cientificamente conhecida com o termo Spinacia oleracea, pertencem à família de amaranto, além de estar intimamente relacionado com a beterraba e a quinoa.
O espinafre também é muito rica em nutrientes e antioxidantes e são benéficos para a saúde dos olhos, reduzir o estresse oxidativo, ajuda a prevenir o câncer e reduzir a pressão sanguínea.
O espinafre também é conhecido por ser rico em ferro, mas, na realidade, eles também contêm grandes quantidades de vitamina C, carotenóides, a luteína, mas especialmente as vitaminas pertencentes à família de ácido fólico, tais como o ácido fólico, que é absorvido no trato intestinal, é essencial para a síntese de ácidos nucléicos, que são essenciais para o crescimento e reprodução celular. Além disso, esta família de vitaminas é a base da síntese da hemoglobina e de certos aminoácidos úteis para o bom funcionamento do sistema nervoso.
O ideal dose diária de ácido fólico seria 200 mcg por dia, uma exigência fácil de satisfazer, se você adotar uma dieta que é muito equilibrado, que prevê o consumo de vegetais, especialmente de matérias. Durante a gravidez, particularmente no primeiro trimestre da gestação, a exigência de ácido fólico (ou vitamina B9), em vez de duplas, tornando-se a 400 microgramas (de 0,4 em miligramas)
Espinafre, um top-up para mães e filhos
O espinafre é um dos vegetais mais ricos em ácido fólico natural. O seu consumo tem uma ação protetora contra o feto. Na verdade, o ácido fólico permite o desenvolvimento adequado do feto, protegendo-o de eventuais defeitos de nascimento, tais como:
As fissuras de lábio
Fenda palatina
A espinha bífida
Um não-ingestão de ácido fólico durante a gravidez pode aumentar a probabilidade de perda de sangue e parto prematuro.
Lembre-se também que muitas mulheres sofrem de anemia na gravidez. Esta condição surge devido ao desenvolvimento do feto requer uma maior concentração de ferro. Ao adicionar o espinafre em sua dieta durante a gravidez, será garantido não apenas a dose certa de ferro, mas também de ácido fólico, uma dupla ação que é bom tanto para as mães dos futuros filhos.
O seu consumo é ainda mais importante se você acha que a falta de ácido fólico durante a gravidez pode causar:
A gengivite
Perda do apetite
Diarréia
Irritabilidade
A fadiga
Apatia
E todos os problemas que você pode facilmente evitar com o espinafre.
Espinafre e a gravidez, há outras razões para comê-los
Embora o ácido fólico é essencial para a saúde do feto, a ponto de que ainda é dada na forma de suplementos para as mulheres grávidas, e espinafre também são úteis para outros motivos.
Por exemplo, o seu alto teor de beta-caroteno, convertido em vitamina A pelo organismo, promove o desenvolvimento dos pulmões do feto, ajusta seu peso, aumentando o metabolismo.
Outro grande problema na gravidez é alta a pressão arterial que podem ameaçar a vida da mãe e da criança. Espinafre contém nitratos, o que ajudará a manter sob controle a pressão.
Finalmente, mas não menos importante, o espinafre contém altas doses de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos de sua mãe, que são postas à prova pelo excesso de peso, mas também para o desenvolvimento do sistema esquelético da criança.
Alimentos ricos em ácido fólico
Além de espinafre, alimentos ricos em ácido fólico são várias. Vegetais podem conter até 300 mcg por uma centena de gramas, quase mais do que a dose diária recomendada. Em particular, os vegetais mais ricos são:
Espargos
Brócolis
Alcachofras
Couve-flor
Couve de bruxelas
Cereais enriquecidos para pequeno-almoço
Outros alimentos que contêm uma grande quantidade de ácido fólico são:
Citrino
Abacate
As leguminosas
Frutas secas
Kiwi
Alface
Tomates cereja
Foguete
Ovos
O fígado
Tremoços
Embora a dieta mediterrânea é muito rica em ácido fólico, de acordo com diversas pesquisas, cerca de 90% da vitamina são perdidos durante o cozimento. Por esta razão, especialmente para mulheres grávidas, o ácido fólico tomadas de forma natural pode não ser suficiente.
Nestes casos, é suficiente para conversar com seu médico, fazer a análise necessária e, em caso de deficiência, tomar suplementos de ácido fólico. Se, em vez disso, você tem a certeza de que o espinafre pode ter sido cultivado sem pesticidas, o ideal é lavá-los abundantemente com água para remover os resíduos do chão e comer em salada ou adicioná-los em smoothies.
Dada a sua grande variedade de medidas de proteção, tanto para a futura mãe e filho, é realmente vale a pena adicionar o espinafre para a sua dieta e fazer mais um esforço para tentar consumi-los crus e frescos!